O Hibiscus

Hibiscus L. é um gênero de plantas com flor que agrupa cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes.
Propriedades medicinais
O hibisco é rico em antocianinas, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, polifenóis, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C, entre outros nutrientes. Por isso, juntamente com hábitos e uma dieta saudáveis, o consumo da flor in natura ou desidratada em chás, geleias, molhos, saladas e outras receitas pode ajudar o seu organismo a:
- Melhorar as atividades digestiva e diurética, auxiliando na digestão, retenção de líquidos e inchaços;
- Controlar a pressão arterial e reduzir o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares;
- Fortalecer o sistema imunológico contra infecções e inflamações, tendo ação antioxidante, antibactericida e anti-inflamatória;
- Preservar o bom funcionamento de órgãos como cérebro, fígado, intestino e olhos;
- Reduzir as chances do aparecimento de câncer e dores nas articulações;
- Proporcionar sensação de calma e relaxamento, diminuindo a ansiedade.
O Hibisco brilha realmente quando se trata de tensão arterial elevada. Ainda não sabemos bem porque funciona, mas o hibisco parece impulsionar a produção de óxido nítrico, o que pode ajudar as nossas artérias a relaxar e a dilatar melhor. Uma revisão actualizada reconheceu que o consumo diário de chá de hibisco pode de facto baixar significativamente a pressão sanguínea em pessoas com hipertensão.
Uma hora após beber chá de hibisco, o poder antioxidante da sua corrente sanguínea aumenta à medida que o seu sistema absorve os fitonutrientes do chá. É uma das bebidas mais saudáveis. Depois de beber o chá de hibisco, não se esqueça de lavar a boca com água para evitar que os ácidos naturais amoleçam o esmalte dos dentes. Dado o extraordinário conteúdo de manganês no chá de hibisco, não recomendo beber mais do que um litro por dia.
Vídeo recomendaddo:
Hibiscus Tea vs. Plant-Based Diets for Hypertension