
Cardo Mariano
O cardo mariano (Silybum marianum; "milk thistle" em inglês) é uma planta com flor relacionada com a família das margaridas e tasneira. É nativa dos países mediterrânicos. Algumas pessoas também lhe chamam cardo leiteiro e cardo sagrado.

Para que é usado o cardo mariano?
As pessoas têm tradicionalmente usado o cardo mariano para problemas com o fígado e a vesícula biliar. Os especialistas acreditam que a silimarina é o principal ingrediente activo da erva. A silimarina é um composto antioxidante retirado das sementes de cardo mariano. Não é claro quais os benefícios, se é que existem, que pode ter no organismo, mas por vezes é usado como tratamento natural para coisas que incluem cirrose, icterícia, hepatite, e distúrbios da vesícula biliar.
Algumas pessoas defendem que o cardo mariano também pode:
- Proporcionar benefícios cardíacos através da redução dos níveis de colesterol (1)
- Ajudar a diabetes em pessoas que têm diabetes tipo 2 e cirrose
O cardo de leite é bom para o fígado?
Há uma pesquisa conflituosa sobre os benefícios do cardo mariano para a saúde do fígado. Pode ter efeitos protectores sobre o fígado, prevenindo danos. Há algumas provas de que o cardo de leite pode tratar cirrose e hepatite crónica, que podem ser causadas pelo abuso do álcool, doenças auto-imunes, ou vírus. Mas os especialistas dizem que as provas não são conclusivas.
Alguns estudos também mostram que o cardo mariano pode ajudar pessoas cujo fígado é danificado por toxinas industriais, tais como o tolueno e o xileno.
Não há dados científicos suficientes para dizer se o cardo mariano pode ou não ajudar os problemas hepáticos. Obtenha os factos sobre o cardo de leite para o fígado.
O cardo de leite pode ajudar as pessoas com diabetes?
A investigação médica sugere que o cardo mariano, combinado com o tratamento tradicional, pode melhorar a diabetes (2). Estudos demonstraram uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue e uma melhoria do colesterol em pessoas com diabetes tipo 2.
Os investigadores também descobriram que o cardo mariano melhorou a resistência à insulina, uma parte essencial da diabetes tipo 2.
Fale com o seu médico antes de tomar quaisquer suplementos, pois estes podem interferir com a sua medicação. Saiba mais sobre os remédios naturais para a diabetes tipo 2.
O cardo de leite é bom para o coração?
Ao baixar os níveis "maus" de colesterol LDL, o cardo de leite pode diminuir a hipótese de desenvolver doenças cardíacas. Mas os estudos sobre os benefícios do coração só foram feitos em pessoas com diabetes. As pessoas com diabetes têm frequentemente um colesterol elevado. Não está claro se o cardo mariano tem os mesmos efeitos em pessoas sem diabetes.
O cardo mariano também pode ser tomado com medicamentos para a redução do colesterol, como as estatinas. Pode ajudar a prevenir a elevação das enzimas hepáticas, o que pode ser um efeito secundário do medicamento. Saiba mais sobre os efeitos secundários das estatinas.
Pode obter o cardo de leite naturalmente dos alimentos?
As pessoas por vezes comem o caule e as folhas de cardo de leite em saladas. Não existem outras fontes alimentares desta erva.
Quais são os riscos de tomar o cardo de leite?
Riscos. O cardo mariano pode desencadear reacções alérgicas. As pessoas que são alérgicas a alcachofras, kiwi, tasneira, margaridas, calêndulas e crisântemos correm um risco mais elevado. As pessoas com diabetes ou endometriose devem consultar um médico antes de utilizarem o cardo de leite. Embora o cardo mariano tenha sido tradicionalmente utilizado em mulheres grávidas e a amamentar, a sua segurança é desconhecida. Se estiver grávida ou a amamentar, verifique com o seu médico antes de usar o cardo mariano. O cardo mariano não é recomendado para crianças.
Efeitos secundários. O cardo mariano parece ter poucos efeitos secundários, mesmo quando tomado durante vários anos. Algumas pessoas têm náuseas, diarreia, comichão, e inchaço.
Interacções. Se tomar quaisquer medicamentos regularmente, fale com o seu médico antes de começar a usar o cardo mariano. Pode interagir com muitos medicamentos, incluindo alguns que tratam colesterol elevado, infecções, insónia, e tensão arterial. Uma vez que o cardo de leite pode baixar o açúcar no sangue, as pessoas com diabetes devem consultar o seu médico antes de tomarem a erva, pois pode fazer com que o açúcar no sangue caia demasiado baixo.
Referências: